O brasileiro redescobriu o Brasil nestes últimos anos, muito em função da pandemia e das restrições sanitárias. E esse foi um dos assuntos que discutimos ontem na Comissão de Turismo, com a participação do Ministro da pasta, Carlos Brito e do Presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Falamos sobre o crescimento do turismo de proximidade e de que a retomada do setor tem sido bastante positiva. Essa junção de forças entre o Legislativo e o Governo Federal é de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil e o fortalecimento de um dos setores mais afetados pelo corona.
Enquanto presidente da Comissão de Turismo, um dos focos do nosso trabalho em Brasília é a concretização do Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e do Perse – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.
Temos defendido a aprovação da nova Lei Geral do Turismo, do novo Fundo Geral do Turismo – Fungetur e do Marco Legal dos Jogos. A aprovação dessas 3 leis será um divisor de águas para o setor e colocarão o nosso País em outro patamar. Hoje, o turismo representa 8% do PIB nacional e 12% do PIB estadual. “Há de fato um crescimento, mas é preciso continuar com os olhos abertos para o setor”, defende.